Essa geração tem acompanhado e desfrutado dos avanços da tecnologia em nosso tempo. A impressão que se possui é que a cada instante surgem novas descobertas, e novas invenções tecnológicas. Não é muito difícil notar que um dos setores em que mais se evidenciam esses avanços é o setor da comunicação. Televisão a cabo e internet fazem parte do cotidiano das pessoas do globo terrestre. Estamos cada vez mais antenados e conectados com o mundo, de olho em suas novidades e atentos aos seus noticiários. Câmeras de segurança espalhadas por todo lado tornam o ficar em anonimato uma missão quase impossível, segredos mais inescrupulosos da sociedade têm sido revelados, crimes têm sido elucidados. Celulares modernos que possuem GPS e rastreadores por via satélite, além de filmadoras com uma resolução de boa qualidade transformam o cidadão comum em um detetive, ou repórter de plantão, espalhado pelas ruas das cidades.
E como toda modernidade e tecnologia trazem consigo os prós e contras, em relação à igreja de Jesus isso não é diferente. Todo esse aparato ao nosso alcance tem nos tornado cristãos acomodados. A igreja de Cristo tem deixado de observar uma das ordens mais relevantes de Jesus: “o ide por todo mundo e pregai a evangelho a toda criatura, fazendo discípulos de todas as nações.” Marcos 16.15, Mateus 28.19. Afinal temos a nossa disposição Facebook, twiteer, You Tube, Sites, Blogs,Whatsapp, E-mail, entre tantas outras ferramentas. Todas essas mídias e veículos de comunicação em massa tem nos impedido de ir ás praças, ás ruas, e de casa em casa para transmitir o poder do evangelho através do contacto pessoal. Não estou querendo afirmar que tais ferramentas não são legítimas e úteis, até porque seria uma incoerência de minha parte, já que eu próprio estou utilizando uma dessas fontes, elas existem para serem usadas, desde que saibamos usá-las com sabedoria. Elas podem e devem ser utilizadas para a proclamação do evangelho do Senhor . Basta pensar que com um click podemos alcançar pessoas que jamais teríamos a oportunidade de conhecer pessoalmente. Entretanto, uma coisa não pode anular a outra, isto é, o uso de todos esses veículos de comunicação em massa não pode substituir a prática da evangelização pessoal. A igreja de Jesus Cristo precisa acordar e sair urgentemente das quatro paredes, sair de dentro dos estúdios de gravação, sair de trás das escrivaninhas com seus computadores modernos, e voltar á prática de ir ás ruas batendo de porta em porta. Há muitos hospitais, asilos e presídios para se visitar, não podemos esquecer que nem todos possuem acesso ás ferramentas que citamos, e essas pessoas também necessitam ouvir a palavra de Deus. A distribuição de folhetos e literaturas nas ruas, e a realização de cultos ao ar livre nas praças também não podem ser desprezados; porém, o que se percebe é que esses meios de evangelização estão cada vez mais extintos em nossa geração.
E meio a tanta tecnologia disponível, lembrar coisas simples como essas que citei pode soar estranho e até parecer loucura para muitos. Mas é exatamente dessa forma que a bíblia nos denomina. Somos loucos por amor a Cristo e a sua palavra, e isso não pode ser apenas um chavão, tem que ser realidade. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; (1 Coríntios 1:27,28)
O apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios que foi do agrado de Deus salvar as pessoas que creem por intermédio da pregação da sua mensagem. (1 Coríntios 1.21) E como embaixadores de Cristo ( 2 Coríntios 5.20 ) é a nossa missão sair as ruas, e abordar as pessoas, afim de lhes anunciar a mensagem do evangelho. E a mensagem segundo Paulo é Cristo crucificado. Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1 Coríntios 1:17,23. Deus enviou o seu único filho para morrer na cruz em nosso lugar, Jesus tomou sobre si nossas maldições, sofreu o castigo que nos traz a paz [com Deus ], e por suas feridas nós fomos sarados[ da nossa enfermidade na alma]. E tudo isso só foi possível por causa da sua morte substitutiva e expiatória na cruz. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18) A cruz é a mensagem do evangelho, o tema central deste é a salvação, e a pessoa central da salvação é Cristo, concluímos que evangelho que não fala de Cristo e de sua obra na cruz não é evangelho, e portanto, não pode salvar o homem que se encontra destituído da glória de Deus. As pessoas não podem ser salvas a menos que creiam no salvador. Mas como elas crerão se não ouvirem? E como ouvirão se não for pregado o evangelho da cruz? (Romanos 10.14) Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. (João 5:25) Porque a fé vem pelo ouvir, e ouvir a mensagem de Cristo. (Romanos 10.17) A medida que os mortos espirituais ouvirem falar da pessoa e da obra do salvador, a fé será produzida em seus corações, eles crerão nas escrituras e crendo, ou seja, nascendo de novo, eles serão salvos.
Em João 10.16 disse Jesus: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”. Cristo está nos dizendo que ainda há muitas pessoas que não fazem parte dos seu corpo espiritual, a igreja; no entanto, elas também lhe pertencem, e por isso, ele irá conduzi-las a casa paternal. Certamente você conhece muitas dessas ovelhas que andam desgarradas por aí nesse mundo. Certamente você tem contacto com essas pessoas que Cristo deseja buscar. Saiba que Ele é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Deus as ama e está chamando cada uma delas para o seu rebanho, isto é, para se congregarem ao seu povo. Temos que pregar por causa dos seus escolhidos, eles certamente ouvirão o seu chamado e virão. Pois Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. Temos que anunciar que se eles quiserem ter a vida eterna terão que se achegar até Jesus. Temos que ensiná-los que só Cristo pode conduzi-los aos pastos verdejantes onde encontrarão o alimento que sacia as suas almas, e as fontes de águas limpas que os purificarão do pecado. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas .(João 10:7) Temos que alertá-los, pois há somente dois caminhos para eles. O caminho estreito que lhes conduzirá a porta da salvação; que é Cristo, ou o caminho largo que lhes conduzirá a porta da destruição, o mundo. Eles terão que escolher que caminho trilhar, e por qual porta desejam entrar. Não podemos deixar de mostrar-lhes que esta decisão terá consequencias eternas, e as suas escolhas irão traçar os seus destinos. Estamos tratando a respeito da eternidade dessas pessoas. Precisamos pensar nisso. Não podemos ser negligentes com um assunto tão sério e urgente. Porque a nossa vida é breve, e a morte é uma certeza, um dia todos irão morrer, então terão que comparecer perante Deus , e só serão aceitos em sua presença aqueles que forem lavados e remidos pelo sangue de Jesus, só entrarão no reino dos céus aqueles que o receberam como único e suficiente salvador de suas vidas. O homem não pode salvar a si mesmo, ninguém pode, as nossas obras não podem nos salvar. Todos necessitam de um salvador, aquele que possa intervir junto a Deus. Significa dizer que para eles se achegarem a Deus precisam de Jesus, ninguém pode ir a Deus senão por seu intermédio, Ele é o caminho que nos conduz ao pai. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ( João 14:6) Temos que ir por todos os lugares anunciando a salvação. É tempo de deixar o comodismo e obedecer a ordem de Jesus saindo as ruas para pregar a sua palavra. Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário