
Texto Chave: Romanos 12.2
"E não vos amoldeis ao sistema desse mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus".
O apóstolo Paulo ao escrever a sua carta aos Romanos, faz um pedido para aqueles cristãos não se conformarem com o mundo de sua época. E através dessas palavras, Deus está nos fazendo o mesmo apelo hoje: "não se conformem com este mundo". A palavra se conformar significa tomar a forma ; se amoldar ; agir em conformidade; identificar-se; adaptar-se etc. Quando medito no significado dessas palavras e comparo com a situação da igreja moderna, percebo que temos uma grande necessidade de reforma e avivamento. Por que faço essa afirmação? Porque a igreja está por demais sendo influenciada pelo espírito deste mundo. A Igreja de Cristo, que é a coluna e baluarte da verdade, não pode se identificar com esse sistema mundano controlado por satanás. Mas é exatamente isso que está acontecendo. É lamentável constatar que Cristo não tem sido mais o modelo, e nem a sua palavra a referência para os cristãos de nossos dias. A sã doutrina está sendo substituída por uma cultura pagã, a qual é produzida por essa sociedade caída, depravada e afastada de Deus.
A bíblia nos adverte com clareza que aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus, (Tiago 4.4). Deus não está disposto a aceitar que aqueles que se dizem cristãos permaneçam em cima do muro. Ou se é quente, ou se é frio. Em outras palavras, ou você é de Deus, ou é do mundo. Não existem meios termos, não existe mais ou menos, é sim, sim, não, não. O que Deus diz para o crente morno? Estou a ponto de vomitar-te da minha boca, (Apocalipse 3.15-16). É preciso se arrepender da mornidão espiritual, da apatia e da falta de fervor para com o Senhor antes que isso aconteça.
A igreja está abandonando a vida de devocional com Deus, a oração e a meditação da palavra e está consumindo as coisas desse mundo. E essa atitude está gerando uma rejeição no coração de Deus. A pergunta é: Deus pode rejeitar alguém? A resposta é sim. Veja o que diz 1 Samuel 15.25-26 :
Saul roga a Samuel: “Pequei e transgredi a ordem de Yahweh e os teus mandamentos, porque temi o povo e lhe dei ouvidos.
Agora, peço-te, perdoa o meu erro, retorna comigo, para que eu adore ao SENHOR!”
Entretanto, Samuel respondeu: “Não voltarei contigo: porquanto rejeitaste a Palavra do SENHOR, também o SENHOR te rejeitou como rei sobre Israel!”
Temos que parar com a alegação de que Deus não vai nos punir porque Ele é amor. O amor é apenas um dos muitos atributos de Deus. Deus é amor, mas também é fogo consumidor,(Hebreus 12.2). O que significa ser fogo consumidor? Significa que Deus é justiça.
Entretanto, Yahweh demora demais para se irar; é paciente e longânime, mas seu poder é incalculável. Yahweh não deixará impune o culpado! (Naum 1.3)
Nós estamos acostumados a ver somente uma faceta de Deus, o Deus do novo testamento, o Deus da graça. Queremos separar o Deus do novo testamento do Deus do velho testamento. Alguns dizem que o Deus do velho testamento não existe mais, mas tal afirmação é um verdadeiro absurdo.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança ou sombra de variação (Tiago 1.17)
Em verdade, Eu, Yahweh, o SENHOR, não mudo; por essa razão, vós, ó filhos de Jacó, não sois completamente destruídos (Malaquias 3.6)
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! (Hebreus 13.8)
Deus é imutável. Portanto, Ele é amor, mas também é justo. Cristo ao morrer na cruz praticou um ato de amor, ou de justiça? Os dois. Ele morreu por amor a nós, no entanto, a sua morte foi para satisfazer a justiça de Deus. Na cruz Deus conciliou a sua justiça e o seu amor. A justiça de Deus requer pagamento justo pelo pecado.
Porque o salário do pecado é a morte...(Romanos 6.23)
E por amor Deus enviou Jesus Cristo para pagar o preço, conceder o perdão e se tornar justificador dos pecadores. Logo Deus é justo (justiça) e justificador (amor) daqueles que tem fé em Jesus (Romanos 3.26). Como Deus faz para conciliar o amor e a justiça? Como Ele consegue amar sem deixar de ser justo e como consegue ser justo sem deixar de amar? A bíblia não diz. Existem coisas que pertencem a soberania de Deus. O que nós não podemos nos esquecer é que Deus é amor, mas é justo, é bondoso, mas também é severo.
Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído.
(Romanos 11.22)
Lembre-se do cordeiro de Deus sem se esquecer do leão de Judá, olhe para o Cristo crucificado, mas veja também o Cristo ressurreto e glorificado. É preciso resgatar a visão de apocalipse capítulo 1-12-17:
Voltei-me para observar quem falava comigo e, voltando-me, vi sete candelabros de ouro
e, entre os candelabros, alguém semelhante a um ser humano, vestindo uma longa túnica que chegava a seus pés, e um cinturão de ouro ao redor do peito.
Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos, como uma chama de fogo.
Seus pés reluziam como o metal, quando é refinado em fornalha ardente, e sua voz como o som de muitas águas.
Tinha em sua mão direita sete estrelas, e de sua boca saía uma espada com dois gumes afiados. Seu rosto era como o próprio sol quando brilha em todo o seu esplendor.
Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último.
Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.
A igreja precisa voltar a ter temor e reverência diante de Deus, ela precisa de uma reforma. Em quais áreas precisamos de uma reforma?
Em relação a pregação e a prática da palavra.
Não podemos ter conhecimento de Deus sem a palavra de Deus. A palavra de Deus é o primeiro fundamento para uma vida de santidade. Os reformadores tinham um profundo amor e respeito pela palavra de Deus. Eles entendiam perfeitamente bem o que significa de sola scriptura. Eles acreditavam totalmente na inspiração, inerrância e autoridade total e divina das escrituras. (2 Timóteo 3. 14-16) Mas não para por aí, além de crer na inspiração da palavra, eles a tinham como única regra de fé e prática. O evangelho de uns trinta, quarenta anos para cá sofreu mudanças, foi adulterado, foi paganizado, pragmatizado e misturado as crendices. Foram introduzidos a palavra elementos estranhos como rosa ungida, sal grosso, lenço, óleo do amor e tantas outras bizarrices.
O evangelho que se prega hoje, principalmente no Brasil, é um evangelho antropocêntrico, que se baseia nas necessidades humanas, como se Deus fosse um gênio da lâmpada pronto para satisfazer os desejos das pessoas. As pregações que saem dos púlpitos da maioria das igrejas estão repletas de ciências humanas, autoajuda, psicologia, filosofia. Esse é o evangelho que se vê na televisão, evangelho que não exige vida de renúncia, não exige santificação, não exige amor ao próximo, é um evangelho egocêntrico, pois só se pensa em si mesmo. Mas as igrejas estão abarrotadas de pessoas, nos transmitindo a falsa ideia de que estamos vivendo um avivamento no nosso país. Não está acontecendo avivamento em nenhum lugar do mundo, muito menos no Brasil. Por que afirmo isso? Porque a história demonstra que os países que os experimentaram um avivamento, houve uma transformação na sociedade, o índice de criminalidade caiu, a violência diminuiu, o consumo de drogas caiu, o aborto diminuiu, as pessoas deixaram de se prostituir. Isso está acontecendo no Brasil? Não. Pelo contrário, nunca se viu tanta depravação como nessa geração. As igrejas estão cheias de pessoas que não conhecem a Deus, que não amam a Deus, que estão nos templos só interessadas no que Deus pode realizar, pessoas que não foram regeneradas, não nasceram de novo, e portanto, não estão salvas.
Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3) Como sabemos se alguém nasceu de novo?
Ora, sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não é escravo do pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar. (1 João 5.18)
A igreja precisa de uma reforma em relação ao culto que presta a Deus.
Cuida dos teus passos e sê reverente quando adentrares o Santuário, a Casa de Deus. (Eclesiastes 5.1)
Em vez de demonstrar temor e reverência ao entrar na casa de Deus para cultuá-lo, as pessoas estão desprezando o seu culto. Como nós desprezamos o culto a Deus? Quando chegamos na igreja atrasados sem motivo e não temos qualquer constrangimento. Quando chegamos na igreja na hora da mensagem estamos desprezando o Senhor e o seu culto. Como nós desprezamos o culto a Deus? Quando vamos embora antes do culto terminar. Quando ficamos mexendo no celular durante o culto, no waltsapp, no facebook, mandando e recebendo mensagem. Como nós desprezamos o culto a Deus? Quando nos levantamos e ficamos andando durante o louvor ou pregação da palavra. Quando ficamos de conversa, ficamos impacientes, olhando para o relógio, doidos para o culto acabar, tudo isso é profanar o culto do Senhor. É tomar o nome de Deus em vão.
Outra coisa que nós temos que entender que o culto é para Deus e não para nós. O culto deve ser teocêntrico e não antropocêntrico. Ou seja, Deus é o centro e não o homem. O culto não é para a igreja, não é para o visitante, não é para os cantores, não é para os pregadores, o culto é para Deus. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas, a Ele a glória.
Será que o nosso culto tem sido 100% para Deus? Será que o Senhor tem se agradado do nosso culto? Você já parou para analisar os louvores que são compostos e cantados nas igrejas? Você já percebeu que a maioria dos louvores são feitos na 1º pessoa do singular ou do plural? O que significa isso? Que são feitos para nós mesmos. Uma das definições da palavra louvor no original hebraico é elogiar. Elogiar a quem? Deus ou o Homem? A igreja de Cristo precisa voltar a colocar Deus como centro de todas as coisas, precisa urgentemente de uma reforma, caso contrário, não haverá avivamento.
os versículos citados são da tradução da bíblia King James 1611.
Nenhum comentário:
Postar um comentário