sábado, 25 de junho de 2016
A Igreja Perdeu a Identidade
Quando nós olhamos atentamente para o passado, e vislumbramos a igreja primitiva descrita em Atos dos Apóstolos. Quando passeamos pela história da igreja, e ouvimos falar dos seus pais; e conhecemos os heróis da fé. São homens como os reformadores da igreja, tais como John Wycliffe, tradutor da bíblia para língua inglesa. Lutero, tradutor da bíblia para o alemão e João Calvino, tradutor da bíblia para o francês.
Quando escutamos sobre o coração abrasado de John Wesley e do evangelismo explosivo de George Whiltefield, que juntos foram responsáveis pelo grande despertamento da Inglaterra e América do Norte, levando á conversão de milhares de almas.
Quando ouvimos falar de John Knox e Jonathan Edwards, dois dos maiores teólogos puritanos. E tantos outros homens e mulheres de Deus admiráveis, que foram referências e impactaram as suas gerações.
Mas quando olho para atualidade me pergunto: onde estão estes homens hoje? Onde está o Hudson Taylon da nossa geração? Onde está o Charles Haddon Spurgeon dos nossos dias? Se estes homens estivessem vivos hoje, talvez a pergunta deles fosse: "o que aconteceu com a igreja?"Se estes homens pudessem passear pela Inglaterra, Alemanha, Europa hoje, eles encontrariam a igreja com os seus bancos vazios, frias, igrejas sem nenhum fervor espiritual que parecem tudo menos igreja. Se Jonathan Edwards pudesse voltar aos Estados Unidos, veria igrejas que viraram mesquitas, que se transformaram em museus, bares, etc. Essa é a triste realidade de grande parte da igreja dos dias atuais.
Por que isso está acontecendo? Porque a igreja perdeu a sua identidade. Em algum momento da história a igreja se perdeu, abandonou as suas crenças, se deixou influenciar pelo secularismo, permitiu que elementos estranhos se infiltrassem e substituíssem a palavra de Deus. O resultado disso foi o esfriamento e esvaziamento.
Mas alguém irá alegar que as igrejas do Brasil estão lotadas, que todos os dias se abrem novas igrejas, mas a questão é: que evangelho tem sido pregado? Se olharmos com cuidado veremos que as igrejas do Brasil estão cheias de práticas de outras religiões, estão ensinando um evangelho parcial, reduzido, misturado, cheio de heresias e centralizado no homem. Esse evangelho falsificado por homens roubou a identidade da igreja, isso tanto é verdade que já não se consegue definir o que é igreja evangélica.
Como a bíblia define a igreja?
A tua palavra é a verdade desde o princípio, cada um dos teus juízos dura para sempre. (Salmos 119.160)
Num mundo onde não existem mais verdades absolutas, e que se diz: "que a sua verdade é diferente da minha", somos desafiados a preservar a verdade de Deus custe o que custar.
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus, (Rm 1.16). Segundo o apóstolo Paulo o evangelho é o poder de Deus. O evangelho é a coisa mais poderosa que existe em todo universo. Você já parou para meditar que tudo passou a existir pela palavra de Deus?
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste, (2 Pedro 3.5).
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo exército deles pelo espírito de sua boca. Ele ajunta as águas do mar como um montão, põe os abismos em depósitos. Tema toda terra ao Senhor, temam-no todos moradores do mundo. Porque falou e logo foi feito; mandou e logo tudo apareceu, (salmos 33.6-9).
A segunda pergunta é: para que queremos poder de Deus? Para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, e também do grego,(Rm 1.16 b).
O poder de Deus (evangelho) é para a salvação de todo aquele que crê. Pois todo aquele que invocar o Senhor será salvo. Mas como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? (Rm 10.14).
O instituto Moody calcula que apenas 5% dos cristãos já ganharam uma alma para Jesus. Ou seja, a grande maioria dos crentes nunca ganhou uma vida para Cristo. Por que não ganhamos? Porque não pregamos o evangelho. E por que não pregamos? Porque estamos acomodados. A modernidade e a tecnologia nos deixaram acomodados demais para pregar a palavra de Deus. Os canais de tv com seus diversos programas evangélicos, a internet, nos fizeram pensar que não há necessidade de evangelizar pessoalmente, pois as pessoas já estão ouvindo a palavra de Deus. Mas há milhares de pessoas que nunca ouviram o evangelho da salvação. E nós não precisamos ir longe para encontrá-las. Elas estão do nosso lado, são os nossos vizinhos, os nossos colegas de escola e trabalho. São os nossos amigos de facebook, é a pessoa que senta do nosso lado dentro do ônibus, que nunca ouviram o evangelho de forma direta. Que nunca ouviram João 3.16, ou Atos 4.12.
Para que nós queremos poder? Essa é uma pergunta que nos leva a segunda missão da igreja.
Por que a igreja não é mais perseguida? Porque ela está muito parecida com o mundo (João 15.18-20). Se nós não estamos sendo perseguidos por causa da nossa fé, pode ter algo muito errado conosco.Por que a igreja se tornou parecida com o mundo? Porque ela pensou que assim seria mais fácil ganhá-lo. Ledo engano. Certo homem de Deus disse: "não é a igreja que tem que se adaptar ao mundo, é o mundo que tem que se adaptar a igreja". Por que as pessoas vão querer o nosso Deus, se não demonstramos nenhuma diferença delas? Por que vão querer Jesus se nos falamos e nos vestimos exatamente como elas? Se os nossos jovens e adolescentes praticam sexo antes do casamento e vão para balada como elas?
A palavra testemunho significa muito mais do que pregar ou anunciar o que Deus fez em nosso favor. Testemunha tem a ver com prática de vida, com atitudes. É demonstrar na prática aquilo que se confessa. Tem muita gente se dizendo cristão, mas as suas atitudes não demonstram isso. O modo de se vestir, o linguajar, o comportamento, o modo como trata o próximo e o caráter depõem contra.
Por que a igreja perdeu a identidade?
A igreja desprezou o seu passado. A história da igreja iniciada pelos apóstolos de Jesus, (Atos 2.42). Qual era a doutrina dos apóstolos? Os ensinamentos de Jesus. As doutrinas inegociáveis da fé cristã.
A humanidade de Jesus. (Atos 2.22) A sua morte expiatória e redentora. (Atos 2.24) A sua ressurreição. (Atos 2.24) A ascensão. (Atos 2.33-34) O Espírito Santo. (Atos 2.18) A salvação. (Atos 2.21,36)
2- Porque ela se apostatou. (1 Timóteo 4.1-2)
Apostasia é abandono e negação da fé. É a renúncia da crença.( Hebreus 12.1) É ensinar e praticar algo contrário ás escrituras. (Colossenses 2.7-8, 2 Pedro 2-1-3).
Este é apenas um pequeno retrato da igreja moderna, corrompida, desviada, sem forma e sem identidade. Á qual precisa urgentemente rever a sua fé e retornar ao verdadeiro evangelho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário